Histórias em Quadrinhos e Desenhos animados

Sobre as Histórias em Quadrinhos

Para Roberto Elísio dos Santos em "A História em Quadrinhos na sala de aula"

Das charges políticas e ilustrações seqüenciadas editadas em jornais, passando pelas histórias em estampas (muito populares no século XIX), até as tiras, suplementos dominicais,revistas e álbuns de quadrinhos e as graphic-novels mais recentes, os quadrinhistas foramcriando e incorporando novos códigos ao sistema de significação da História em Quadrinhos.O leitor, por sua vez, os assimilou e passou a relacioná-los com a narrativa: sua presença tornou-se tão natural quanto o texto dos diálogos ou o estilo do desenho adotado pelo artista.

Andressa Cristiani Piconi, Eduardo Hideki Tanaka escrevem no artigo "A construção de histórias em quadrinhos eletrônicas por alunos autistas"

As crianças conseguem deduzir o significado da história mesmo não sendo capazes de ler, porque observando a imagem, entendem a mensagem e/ou conteúdo abordado. Por estes motivos, a utilização de histórias em quadrinhos em sala de aula pode proporcionar, além de facilidades de compreensão de conteúdos, o desenvolvimento da criatividade dos alunos, pois as apresentações em
figuras são mais interativas, levando a um melhor desempenho da memória (…). Por estas razões, as histórias em quadrinhos deixaram de ser vistas somente como instrumento de diversão e passaram a integrar o material pedagógico de escolas, não apenas de educação infantil, mas também na de jovens e adultos.

Histórias em Quadrinhos na Educação

Os sites que disponibilizam as ferramentas de criação e edição de histórias em quadrinhos geralmente oferecem os códigos para que essas trabalhos sejam inseridos em sites, blogs e sites.

  • Criar histórias em quadrinhos sobre qualquer temática, de forma colaborativa ou não.
  • Criar histórias em quadrinhos em atividades que envolvam Português e outras disciplinas usando a informática como recurso, de forma colaborativa ou não.

Serviços recomendados:

Máquina de Quadrinhos: um editor online de histórias em quadrinhos que usa personagens, cenários, objetos e balões das histórias da Turma da Mônica.
Creaza Cartoonist
Bitstrips: interessante porque tem a possibilidade de se criar uma pequena história de vida para cada personagem: quando e onde nasceu, o que gosta e não gosta, seus hobbies.
GoAnimate: para criar hsitórias em quadrinhos animadas.
Zimmer Twins: Make a Movie: para criar desenhos animados tendo como base algumas cenas e clipes pré-definidos
Comeeko: transforma suas fotos em histórias em quadrinhos.
Pixton
toolet
Comiqs
Toondoo - O ToonDoo é um site onde você pode criar sua própria tirinha, com uma razoável quantidade de personagens, objetos e cenários. Todo em Flash, é na base do arrastar e soltar, com comandos intuitivos e inteligentes.
É possível pesquisar por tags, publicar sua tirinha no site ou incluí-la em seu blog. Sempre em Flash.
Hagáquê - O HagáQuê foi desenvolvido de modo a facilitar o processo de criação de uma história em quadrinhos por uma criança ainda inexperiente no uso do computador, mas com recursos suficientes para não limitar sua imaginação. E, como resultado do crescente uso por pessoas com necessidades especiais, o software vem passando por um processo de redesign visando melhorar sua acessibilidade.
Quanto custa o HagáQuê? Absolutamente nada! O HagáQuê é gratuito, e pode ser adquirido neste site e distribuído gratuitamente em CDs, disquetes e outras mídias.
Stripcreator - O Stripcreator é um site simples, mas bem bacana. Ele permite a criação de "tiras" cômicas, de forma que o usuário escolhe o cenário, as personagens e digita as falas. A exploração do Stripcreator permite conhecer algumas palavras do vocabulário da língua inglesa, além de aguçar a criatividade.
Witty comics - Witty comics é um site em que você pode fazer tirinhas. Basta escolher o cenário, as personagens, os estilos dos balões e escrever o texto. Este site é estilo o Stripcreator, mas com um pouco menos de opções. Basta fazer seu cadastro, receber sua senha via email e pronto, pode entrar no site e montar seus quadrinhos fazendo o login.

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License