Linhas do tempo

Sobre as "Linhas do tempo"

Em Espiral do tempo, em Cadernos de Atividades da Revista Nova Escola:

"Um dos principais desafios dos professores de História é levar os alunos a ler e interpretar a realidade em que vivem competência que a disciplina deve desenvolver. Para isso, eles precisam localizar acontecimentos passados sem usar a decoreba de datas , conhecer a origem de situações sociais, políticas e culturais que permanecem até os dias de hoje e identificar as mudanças ocorridas no decorrer do processo histórico.

Essas habilidades são adquiridas aos poucos pela criança e exigem a compreensão do conceito de tempo. Para ajudá-la, você pode propor atividades em que seja importante perceber a sucessão e a duração dos fatos. Uma ferramenta eficaz é a linha de acontecimentos históricos. "Esse recurso visual ajuda a formar noções de anterioridade, posterioridade e contemporaneidade", afirma Luiz Carlos Villalta, professor de Prática do Ensino de História da Universidade Federal de Minas Gerais." (Paola Gentile)


Linhas do tempo na Educação

  • criar a linha do tempo de acontecimentos relativos à história de um país ou do mundo,
  • criar a linha de tempo relacionadas às invenções e descobertas feitas pelo homem,

*


Serviços Recomendados:

TimeRime
TimeGlider
Dipity - Ele permite construir suas linhas do tempo colaborativamente; com diferentes formas de visualização:Timeline = padrão, com intervalos de 100 anos; é possível incluir vídeos, fotos e links.
Xtimeline
Dandelife
Timetoast: é possível se incluir figuras para ilustrar cada acontecimento, links para outros sites.
Mnemograph


Tutoriais:


Tutorial Dipity - Vídeo em Inglês, abaixo a tradução.
1- As linhas do tempo do site Dipity.com são fantásticas, cadastre-se de forma gratuita. Aqui estão 2 exemplos úteis que nós tentámos neste site. Uma é pesquisar linhas do tempo prontas, outra é criar…
2- Primeiro verifique as linhas do tempo do Youtube na homepage:
clique sobre Timetube e em seguida, digite a sua palavra exatamente como você faz no youtube
3- Depois de abrir a Linha do tempo, querendo visualizar algum video, clique na caixa e abrira uma pop up; desliza a barrinha lateral para visualizar
4- A segunda coisa legal é uma maneira fácil, divertida e profissional para fazer um resumo ou linha do tempo controlando quem pode visualizar o que você faz.
5- Cadastre-se, crie uma nova linha do tempo e preencha, na data, a descriçao do seu trabalho, detalhes do local e adicione uma foto, por exemplo um logotipo de uma companhia.
6- Revise seu resumo de visualizaçao e boa sorte com seu novo trabalho.


Boas práticas


Com o Dipty

Com o TimeGlider

  • Evolução da Língua Portuguesa


Add a New Comment
Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License