Social Bookmarking

O que é?

Social Bookmarking (ou marcadores sociais) são sistemas de endereços que guardam os nossos sites favoritos. São online, públicos e gratuitos. A idéia é disponibilizar os endereços de sites e recursos que consideramos interessantes e compartilhá-los com os outros usuários do serviço. Uma outra vantagem é que temos esses sites disponíveis a partir de qualquer computador. Geralmente se usa um sistema de tags (etiquetas) para classificar os sites com palavras-chave e assim recuperar facilmente tanto as nossas informações quanto as de outros usuários, o que pode nos levar a descobrir novos endereços de sites relacionados relacionados com o mesmo assunto.
Do “Seven Things you Should Know about Social Bookmarking” traduzido para o espanhol por Inmaculada Gómez Rey:

"O criador de um marcador social "assina" as etiquetas a cada recurso/site que inclui e cria um modo "amador" e dirigido ao usuário de classificar a informação. Os usuários podem estabalecer contacto com outras pessoas interessadas no mesmo tema, pois os serviços de marcadores coletivos permitem conhecer quem cria cada marcador e proporcionam o acesso aos recursos guardados por essa pessoa. Os usuários também podem ver quantas pessoas têm utilizado uma determinada categoria e buscar todos os recursos reunidos naquela etiqueta. Dessa forma, a comunidade de usuários desenvolve, ao longo do tempo, uma estrutura única de palavras chave para definir recursos, o que tem sido chamado de "folksomía". Leia a tradução completa.

Javier Cañada no post Tipologías y estilos en el etiquetado social afirma que existem quatro estilos diferentes de se usar etiquetas e que cada um deles tem o seu benefício social. Veja:

  1. etiqueta egoísta: as palavras usadas têm forte significado para o próprio usuário. Por exemplo: férias, para ler, para fulano, curso. O serviço é usado para benefício próprio. Quando o número de itens, o usuário tende a reorganizar o seu sistema passando a usar etiquetas aceitáveis, usando mais palavras temáticas ou adjeitvas. Benefício social: variável dependendo do estágio do usuário. Quando se usa etiquetas muito pessoais, o usuário cria anomalias e "ruídos" nos sistemas, quando passa a usar etiquetas mais temáticas aumenta os benefícios sociais.
  2. etiqueta amigável: quando as etiquetas são pensadas para serem compartilhadas com pessoas do círculo pessoal do usuário (família, amigos, colegas). Por exemplo: com o nome da escola em que trabalhamos, nome de um grupo, o nome do projeto em que estamos envolvidos. Benefício social: alto, atinge pequenos grupos mas pode ser que o tema, que no momento interessa a poucos, passe a ser de domínio público mais tarde (exemplos, blogosfera, ajax. wikis)
  3. etiqueta altruísta: quando o usuário etiqueta algo com a motivação sincera de compartilhar com qualquer outro, as etiquetas são mais descritivas, conhecidas e geralmente aceitáveis. Por exemplo, 2ª guerra, holocausto, "the beatles", "anos 60", música. Benefício social: muito alto, é o estilo que mais favorece a recuperação de informação pelos outros usuários.
  4. etiqueta populista: quando se cria etiquetas para atrair mais visitas, mais atenção. Por exemplo, "muito bom", sexo, "top 10", "super interessante". Benefício social: absolutamente nenhum, é spam.

Mais um serviço de web 2.0 que estimula a arte de compartilhar!

Social Bookmarking in Plain English (legendado)

Social Bookmarking na educação:

  • Criar listas de sites selecionados para uma classe e/ou disciplinas
  • Criar listas de páginas para um projeto em especial
  • Ensinar usar e compartilhar serviços de social bookmarking
  • Ensinar os alunos a gerenciar e utilizar esses recursos para atividades e projetos
  • Acessar sites favoritos de casa, escola, salas de aula, ou em qualquer lugar
  • Conservar e organizar favoritos
  • Criar uma página de pesquisa / relatório ajudar sites
  • Conhecer os sites recomendados por outras pessoas com interesses semelhantes
  • Contato outros que tenham interesses semelhantes para colaborar com idéias, projetos, artigos, publicações, apresentações
  • Estimular o compartilhamento de informações

flickr:2805153517

Serviços Recomendados:

del.icio.us
Snipitron: fontes de informação com um grau cultural médio e alto
http://www.blinklist.com blinklist]
GetBoo: também pode ser instalada em um servidor web e com a possibilidade de cadastros de múltiplos usuários.
BackFlip
StumbleUpon
Clipmarks
digg

Além do GetBoo, existe o software sabro.us que pode ser instalado em um servidor web e que permite a criação de um serviço de social bookmarking pessoal. Nesse caso, apenas o adminstrador pode inserir os sites e etiquetas, mas elas podem ser acessadas por qualquer pessoa.

Tutoriais:

Boas Práticas

Usando o sabro.us:
Biosfera: do professor Frederico Guimarães
meus favoritos: favoritos de Miriam Salles

Usando o Getboo instalado em um servidor:
Bússola educacional: parte do projeto SLEducacional

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License