Videos

Vídeos

Sites que hospedam vídeos permitem que o usuário carregue e armazene seus vídeos. Geralmente esses sites permitem compartilhamento, comentários e avaliação dos vídeos por outros usuários. Além disso, fornecem o código para que os vídeos sejam publicados em sites, blogs e wikis.
Há ainda os serviços online que permitem aos usuários gravar, editar, legendar vídeos.

Vídeos na Educação:

Esses recursos podem ser utilizados em atividades para:

  • Criar curta-metragens, documentários sobre qualquer tema
  • Criar tutoriais
  • Legendar filmes
  • Assisitir documentários e filmes
  • Introduzir temas de investigação
  • Ensinar a criar roteiros, filmar e editar vídeos
  • Ensinar sobre direitos de autor e licenças Creative Commons
  • Aprender novas tecnologias e capacidades profissionais

Serviços Recomendados:

Para hospedar e compartilhar vídeos:

YouTube
TeacherTube
GoogleVideos
Yahho!Video

Para hospedar, compartilhar e editar filmes

dotsub: para legendar filmes
Omnisio: para edição online de vídeos, permite aos usuários acrescentar anotações.
Jumpcut
muveeMix
anomoto

Para criar, compartilhar e editar filmes

Masher: disponibiliza músicas de diversos estilos e centenas de pequenos vídeos gratuitos de redes mundiais, como BBC Motion Gallery, para elaboração de "vídeo-montagens". Podemos usar apenas o material do site ou fazer o upload de nossos arquivos de imagens e de áudio e misturá-los com os disponíveis.
Stupeflix: elaboração de vídeo-apresentações.

Sites Recomendados:

Ponto comunidade - Em seu aspecto físico, trata-se de um espaço comunitário onde o público tem acesso a recursos tecnológicos com múltiplos propósitos, combinando meios de comunicação convencionais (livros, jornais, revistas, telefonia e fax) e novas tecnologias, como a transmissão de sinais de televisão e Internet de alta capacidade (banda larga) via satélite, atingindo locais que antes não tinham acesso a esses meios de comunicação.

Porta Curtas - O Porta Curtas é um portal dedicado à exibição e catalogação de curtas-metragens nacionais. Mais de 85% de nossos usuários acessam a Internet via banda larga — um público segmentado, de alto nível e disposto a consumir.

Curta na Escola - O que é o projeto Curta na Escola? A idéia de incentivar o uso de filmes de curta metragem brasileiros como material de apoio pedagógico em salas de aula já existia desde o início do projeto Porta Curtas Petrobras, em agosto de 2002.

Livro Clip - LivroClip é a moldura digital do livro, incluindo uma animação sobre a obra, trechos, biografia do autor e uma seção especial que transforma o livro em material pedagógico gratuito para uso de professores em salas de aula do ensino fundamental, médio e superior. O site LivroClip é a construção da primeira "Livropédia brasileira", ou seja, o uso da internet para levar os livros à sala de aula, na forma de animações, dicas de uso e fórum de debates.

Tutorial Mídias na Educação - Tem como um dos seus objetivos proporcionar a você uma visão crítica e abrangente sobre a incorporação das mídias e suas linguagens ao processo de ensino e aprendizagem.

Projeto Be-á-bá - A Interrogação Filmes apresenta o Projeto Beabá - Oficina Audiovisual para a Juventude, uma tentativa de democratizar o domínio e o uso dos meios de comunicação através do ensino básico da linguagem videográfica, tanto na gramática como na técnica de operação dos equipamentos.

Dominio Público - imagem, som, texto e vídeo. Obras clássicas e contemporâneas que estão em domínio público organizadas pelo governo federal.

Geração Saúde - Geração Saúde: Vídeos produzidos pelo Ministério da Educação motivam adolescentes a cuidar da saúde. Ensinar aos adolescentes como cuidar da saúde, motivando-os a desenvolver hábitos que gerem prevenção e diagnóstico precoce de doenças. Mais do que isso: incentivar os jovens a multiplicarem o conhecimento adquirido e a tornarem-se agentes transformadores do meio em que vivem. Estes são alguns dos objetivos da série Geração Saúde, produção resultante de parceria entre a TV Escola da Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação, a Universidade de São Paulo (Disciplina de Telemedicina da Faculdade de Medicina da USP) e a PUC do Rio de Janeiro.

Projeto Cala-boca já morreu - O CALA-BOCA JÁ MORREU – porque nós também temos o que dizer! origina-se de um projeto de Educação pelos Meios de Comunicação, criado em 1995 e desenvolvido até 2003 como uma atividade sem fins lucrativos pelo GENS – Serviços Educacionais, nome fantasia do Grupo Ensino-Estudo S/C LTDA, sob direção de Donizete Soares e coordenação de Grácia Lopes Lima. Em 2004, o Projeto se constitui em uma organização não-governamental.

O Vídeo na sala de aula - Finalmente o vídeo está chegando à sala de aula. E dele se esperam, como em tecnologias anteriores, soluções imediatas para os problemas crônicos do ensino-aprendizagem. O vídeo ajuda a um bom professor, atrai os alunos, mas não modifica substancialmente a relação pedagógica. Aproxima a sala de aula do cotidiano, das linguagens de aprendizagem e comunicação da sociedade urbana, mas também introduz novas questões no processo educacional.

Tutoriais:

Tutorial Movie Maker - O Windows Movie Maker torna fácil para qualquer pessoa fazer filmes no computador. Basta montar seu storyboard, editar seus clipes, acrescentar música e você terá seu primeiro filme pronto para ser assistido.

Boas práticas:

A professora Tatiane Martins desenvolveu um belo trabalho com uma webquest sobre poesias, cuja tarefa era a produção de pequenos vídeos. Um deles usa o software The Sims 21:

No blog da professora há outras produções interessantes!
Add a New Comment
Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License